Pular para o conteúdo principal

Resenha: Miss Universo 1986

Boa tarde para todos!
Hoje dou início a uma nova seção no blogue intitulada "Resenha". Nela vou relatar minhas impressões e opinião sobre a noite final dos concursos de miss.
Atualmente com o Youtube, quem é fã do certames de beleza tem acesso há uma imensidão de vídeos, a maioria com boa qualidade de áudio e imagem.
Vou iniciar a seção com o Miss Universo 1986*:

Data: 21/07/1986
País sede: Panamá
Cidade sede: Cidade do Panamá
Quantidade de candidatas: 77
Local da final: Atlapa Convention Center
Apresentação: Bob Barker e Mary Frann
Vencedora: Miss Venezuela - Bárbara Palacios

O concurso se inicia com a tradicional parada das nações, onde as candidatas se apresentam individualmente. Nesse momento já é perceptível o favoritismo de algumas, entre elas a Miss Brasil - Deise Nunes, que aparece em primeiro plano na abertura.
Em seguida temos o tape das misses em traje de banho pelas belas paisagens do país, onde a média final das preliminares é mostrada, algo que deveria retornar ao concurso.
O anúncio do top 10 segue padrão dos anos anteriores com trechos de músicas de sucesso da época, com destaque para o belo traje padronizado usado pelas candidatas em tons de azul, verde e rosa. A ordem de chamada é a seguinte: Brasil, Colômbia, Porto Rico, EUA, Zaire, Suíça, Venezuela, Polônia, Finlândia, Chile. Um belo grupo, mas com ausência de asiáticas, fato comum na época, e que só ira se reverter em 1988 (esse fato comento quando for a vez do Miss Universo daquele ano).
As entrevistas individuais seguem o padrão Bob Barker (informal e divertido) e nessa etapa os destaques são as misses Venezuela, Polônia e EUA.
O desfile em traje de banho (maiôs azuis belíssimos) se realiza em um cenário que remete ao povos ameríndios e nessa etapa os destaques são, novamente, as misses EUA, Venezuela e Polônia (mostrando ser a inspiração da miss Macedônia Grand 2015).
Em seguida temos uma apresentação musical dispensável, com as misses fantasiadas de felinos e a Miss Universo 1985 - Deborah Carthy-Deu realizando uma dança solo. Enquanto as semifinalistas se preparam para a próxima etapa, são exibidas imagens das paisagens do belo país sede.
Antecedendo o desfile em traje de noite temos uma apresentação folclórica, algo típico dos concursos nos anos 1980.
O desfile em traje de noite tem a participação das litle sisters (irmãzinhas), que eu adoro e acho que deveriam voltar. Os destaques são as misses Venezuela, EUA e Colômbia. Essa sempre foi minha etapa preferida nos concursos. Os vestidos mais bonitos na minha opinião foram das misses Porto Rico, EUA e Venezuela. É engraçado ver a pequena confusão que as crianças fazem a saída de cada uma delas.
O top 5 é anunciado na seguinte ordem: EUA, Finlândia, Polônia, Venezuela e Colômbia. É triste neste momento ver a decepção estampada nos rosto da nossa linda representante. Acho que ele merecia entrar no lugar da finlandesa.
Em seguida temos o "final look", onde a miss Colômbia é a mais aplaudida.
Antes do desfile de despedida da Miss Universo 1985, temos um tape onde são mostrados os prêmios que a vencedora irá receber (o casaco de pele de vison pegaria muito mal hoje).
Deborah Carthy-Deu se despede lindamente usando um vestido verde-água belíssimo e se dirige ao saudoso trono (poderia voltar também).
Bob Barker anuncia com sua usual rapidez a classificação final:

5º lugar: Finlândia
4º lugar: Polônia
3º lugar: Colômbia
2º lugar: EUA
Miss Universo 1986: Venezuela

A vitória da venezuelana é um pouco criticada no Mundo Miss brasileiro. Sinceramente lembro que na época eu gostei e hoje, mais experiente nesse mundo, consigo enxergar nela o profissionalismo e preparação que só se tornaram comum entre a maioria das candidatas ao título a partir da década de 2000.
O Miss Universo 1986 é um dos meus preferidos de todos os tempos e recomendo a vocês que assistam (link na postagem).
Abraços!

Bárbara Palacios - Miss Universo 1986


Programa do concurso


*Dados consultados nos sites Pageantopolis e Wikipédia



Comentários

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti Ti (1985), Man

Belezas do Nordeste

A região Nordeste em 2013 deve fazer bonito no MISS BRASIL 2013. Em minha opinião é a região com o melhor grupo de candidatas. Os concursos estaduais se mostraram bem melhor produzidos e organizados, consequentemente o nível das candidatas também melhorou muito. As misses que para mim são o destaque da região são dos estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. A última vez que uma representante da região nordeste venceu o concurso foi em 2009, com a bela Larissa Costa, Miss Rio Grande do Norte. Desejo boa sorte para todas as representantes da região Nordeste no MISS BRASIL 2013. Ingrid Gonçalves - Miss Maranhão  Nathália Araújo - Miss Piauí 2013 Helena Rios - Miss Pernambuco Lisianny Bispo - Miss Sergipe Cristina Alves - Miss Rio Grande do Norte Patricia dos Anjos - Miss Paraíba Nicole Verçosa - Miss Alagoas Priscila Cidreira - Miss Bahia Mariana Vasconcelos - Miss Ceará Mapa da

Fotos de Fernanda Leme - Miss São Paulo 2014 - no Miss Brasil 2014

Boa noite leitores! Completada a primeira semana de atividades do MISS BRASIL 2014, selecionei algumas fotos da linda Fernanda Leme no concurso. Fernanda Leme está sendo muito elogiada nas redes sociais e a cada dia confirma seu favoritismo para a conquista do título deste ano. Acredito e torço muito por Fernanda Leme.

Paula Palhares é a Miss São Paulo 2018

O estado de São Paulo elegeu na noite de ontem a sua representante para o Miss Brasil 2018. A representante do município de Sumaré - Paula Palhares venceu outras 18 candidatas no concurso que teve formato de reality show e teve sua final ao vivo pela Band direto da Casa Petra, na capital. É  o primeiro título da cidade de Sumaré na história do certame. Em breve farei a resenha do concurso que é uma prévia do que pode acontecer no certame nacional. Boa sorte para ela no Miss Brasil 2018! Resultado completo* Posição Município e candidata Miss São Paulo 2018 Sumaré - Paula Palhares 2º. Lugar Guariba - Letícia Lopes 3º. Lugar Santos - Natália Viviani Oliveira (TOP 05) Finalistas Itararé - Stephanie Pavani Promissão - Isabella Domingues (TOP 09) Semifinalistas Hortolândia - Aiane Freitas Ilhabela - Thainá Cordeiro Marília - Franciele Marconato São Bernardo - Amanda Malaquias (TOP 15) Semifinalistas Ara

Monalysa Alcântara - Miss Brasil 2017 - concorre ao Timeless Beauty 2017

A tradicional competição Timeless Beauty do site Missosology tem a Miss Brasil 2017 - Monalysa Alcântara como uma das 25 candidatas. Para votar na Miss Brasil siga as seguintes instruções: 1. "Curta" a página no Facebook do Missosology. https://web.facebook.com/missosology/ 2. "Curta" a foto da Miss Brasil no álbum Timeless Beauty 2017 3."Compartilhe" a foto da Miss Brasil com a Hashtag #MissosologyTimelessBeauty. Você também pode votar nas contas do Instagram e Twitter do Missosology. https://www.instagram.com/real_missosology/ https://twitter.com/missosology A votação se encerra na sexta-feira, 26 de janeiro, às 23:59 (hora das Filipinas). Os votos on-line serão acrescentados aos votos dos juízes e no dia 27 será divulgado o top 10.