Pular para o conteúdo principal

O Brasil no Miss Mundo

O site oficial do concurso MISS MUNDO BRASIL publicou um resumo da participação do Brasil no MISS MUNDO, que teve início em 1958.
Achei o texto bem informativo e resolvi compartilhá-lo com vocês.
Um excelente fim de semana para todos!


Em tempos de Miss Mundo Brasil, vamos rever o histórico da participação do Brasil no concurso internacional.
O Brasil tem uma história de altos e baixos no Miss Mundo, hoje o principal concurso de beleza do planeta e também o mais antigo. Criado em 1951 pelo empresário britânico Eric Morley, nos seus primeiros anos o Miss Mundo contava com uma maioria esmagadora de candidatas européias e representantes de colônias britânicas. Em 1954, a então Miss Brasil Martha Rocha foi convidada para disputar o título após ter ficado em segundo lugar no Miss Universo. Porém, a agenda lotada de compromissos não permitiu a sua participação, e o Brasil ainda esperaria por mais 4 anos até a sua estreia em Londres.
A primeira Miss Mundo Brasil foi a vice de Adalgiza Colombo, a pernambucana Sônia Maria Campos. Com ela, o Brasil começou bem no Miss Mundo: foi uma das finalistas.

Naqueles tempos o Brasil enviava a segunda, ou até mesmo a terceira colocada no Miss Brasil, para o Miss Mundo. Eram chamadas de “Miss Brasil 2″ ou “Miss Brasil 3″.
Após duas quartas colocações nos anos 1960 (a sergipana Maria Isabel de Avellar em 1964 e a matogrossense Marlucci Manvailler Rocha em 1966), até então os nossos melhores resultados no concurso, o título de Miss Mundo chegaria em 1971, com a Miss Guanabara Lúcia Petterle, uma estudante de Medicina de 22 anos.
Em 1977 a gaúcha Madalena Sbaraini foi considerada uma das maiores favoritas da história do evento, liderando as tradicionais apostas em Londres. Acabou em quarto lugar. Venceu a Miss Suécia.
Foi em 1981 que a Miss Mundo Brasil foi eleita em um evento exclusivo pela primeira vez, o “Garota Ilha Porchat”. A modelo paulista Maristela Silva Grazzia venceu e foi a quarta colocada no Miss Mundo. No ano seguinte, a Band comprou os direitos de transmissão, e realizou o concurso “Mulher Brasileira em Primeiro Lugar”. As candidatas representavam emissoras regionais da Rede Bandeirantes.
O SBT, que vinha realizando o concurso Miss Brasil (Universo) desde 1981, adquiriu os direitos do Miss Mundo em 1983, e passou a realizar o “Miss Mundo Brasil”. O título era disputado por 10 modelos ou ex-Misses convidadas pela produção do SBT. Cátia Pedrosa, do Rio de Janeiro, venceu e chegou ao terceiro lugar no Miss Mundo 1983. Em 1984, a ex-Miss Brasil (Universo) Adriana Oliveria chegou a Londres com status de favorita, foi finalista (assim como no Miss Universo 1981), mas mais uma vez perdeu para uma venezuelana, a hoje atriz Astrid Carolina Herrera.
Coincidência ou não, com o fim da ditadura a audiência dos concursos de beleza começou a despencar. O último Miss Mundo Brasil realizado por Silvio Santos, em 1987, marcou poucos pontos no Ibope, o que causou o desligamento da emissora com a organização britânica. O Miss Brasil (Universo) também não ia bem, e foi apresentado por Silvio Santos pela última vez em 1989.
O Brasil não teve representantes no Miss Mundo em 1988 e 1989.
Os anos 90 foram uma espécie de “Idade das Trevas” para os concursos de beleza no Brasil. Em ambas versões, Mundo e Universo, quase não havia transmissão pela televisão e o interesse de mídia era mínimo, a não ser nas regiões onde aconteciam.
O Miss Mundo Brasil seguiu independente do Miss Brasil (Universo) até 1997, sendo realizado pela empresária Marlene Britto até 1993, pelo legendário Paulo Max, e por seus filhos após o seu falecimento em 1996. O Miss Mundo Brasil e o Miss Mundo chegaram a ser transmitidos pela Band e pela Record em 1991 e 1995, respectivamente.
O melhor resultado da década foi conquistado pela capixaba Anuska Prado, terceira colocada em 1996, na Índia.
Em 1998 ambas representantes voltaram a ser escolhidas em um único concurso (com exceção de 2001), e assim permaneceu até 2005. Nas mãos da empresa Gaeta, entre 1999 e 2005, o Brasil não emplacou sequer uma semifinalista no Miss Mundo.
Insatisfeito com o fato do Brasil enviar sempre a segunda colocada do concurso Miss Brasil, o Miss Mundo aprovou proposta do empresário Henrique Fontes, e a partir de 2006 o país ganhava mais uma vez um concurso específico para o Miss Mundo: o Miss Mundo Brasil.
Desde então, o Miss Mundo Brasil e o Miss Mundo passaram a ter grande cobertura de mídia, incluindo os principais sites e publicações do país, e o concurso nacional passou a ser televisionado e/ou transmitido pela internet (CNT e SKY até 2009 e UOL e Rede Pampa desde 2010). O UOL transmitiu o Miss Mundo 2011 ao vivo, com grande sucesso.
Entre 2006 e 2011, foram 4 classificações, incluindo o quarto lugar e o título inédito de Miss Mundo Américas da goiana Jane Borges, em 2006.
Em 2012, com a mudança do calendário do Miss Mundo (o concurso passou a acontecer em julho/agosto, em vez de novembro/dezembro), uma seletiva especial com candidatas de anos anteriores vem acontecendo desde dezembro, e a grande final terá lugar no dia 2 de abril, em Porto Alegre, com transmissão da Rede Pampa no Rio Grande do Sul e do UOL para todo o Brasil e o mundo (23:55, horário de Brasília).
O Miss Mundo Brasil 2013 acontecerá no dia 22 de setembro desse ano, no Portobello Resort & Safari.
O Miss Mundo é hoje o principal concurso de beleza do planeta, assistido em 188 países e territórios e com participação de mais de 120 países (contra 88 do Miss Universo). Já revelou nomes como Halle Berry, Lynda Carter, Ashwarya Rai, diversas “Bond Girls”, inclusive Claudine Auger, uma das mais famosas, entre outras. Também já participaram do evento, como convidados especiais, Bee Gees, Ricky Martin, Dick Cain, Enrique Iglesias, Lionel Richie, Vanessa Willians, Pierce Brosnan, Grace Jones e muitos outros.
Sob o lema “Beleza com Propósito”, criado pela sua diretora Julia Morley, o concurso e suas candidatas angariam milhões de dólares anualmente para crianças carentes de todo o mundo.

Comentários

  1. Parabens pela postagem, excelente !
    O Brasil está carente de titulos internacionais e da maneira que "vai o bonde" vai ser dificil vencer o Miss Universo, o Miss Mundo e/ou o Miss Internacional quanto aos demais titulo como Miss Terra, Miss Continente Americano, Miss A, Miss B etc, eu não dou credibilidade tanto é que nem publico nos meus blogs. Para mim só existem tres Misses Brasil que são Miss Universo Brasil, Miss Mundo Brasil e Miss Brasil Internacional.
    Mais uma vez parabens pela postagem.
    Abraços
    JOÃO HERCULANO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigado!

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti Ti (1985), Man

Belezas do Nordeste

A região Nordeste em 2013 deve fazer bonito no MISS BRASIL 2013. Em minha opinião é a região com o melhor grupo de candidatas. Os concursos estaduais se mostraram bem melhor produzidos e organizados, consequentemente o nível das candidatas também melhorou muito. As misses que para mim são o destaque da região são dos estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. A última vez que uma representante da região nordeste venceu o concurso foi em 2009, com a bela Larissa Costa, Miss Rio Grande do Norte. Desejo boa sorte para todas as representantes da região Nordeste no MISS BRASIL 2013. Ingrid Gonçalves - Miss Maranhão  Nathália Araújo - Miss Piauí 2013 Helena Rios - Miss Pernambuco Lisianny Bispo - Miss Sergipe Cristina Alves - Miss Rio Grande do Norte Patricia dos Anjos - Miss Paraíba Nicole Verçosa - Miss Alagoas Priscila Cidreira - Miss Bahia Mariana Vasconcelos - Miss Ceará Mapa da

Paula Palhares é a Miss São Paulo 2018

O estado de São Paulo elegeu na noite de ontem a sua representante para o Miss Brasil 2018. A representante do município de Sumaré - Paula Palhares venceu outras 18 candidatas no concurso que teve formato de reality show e teve sua final ao vivo pela Band direto da Casa Petra, na capital. É  o primeiro título da cidade de Sumaré na história do certame. Em breve farei a resenha do concurso que é uma prévia do que pode acontecer no certame nacional. Boa sorte para ela no Miss Brasil 2018! Resultado completo* Posição Município e candidata Miss São Paulo 2018 Sumaré - Paula Palhares 2º. Lugar Guariba - Letícia Lopes 3º. Lugar Santos - Natália Viviani Oliveira (TOP 05) Finalistas Itararé - Stephanie Pavani Promissão - Isabella Domingues (TOP 09) Semifinalistas Hortolândia - Aiane Freitas Ilhabela - Thainá Cordeiro Marília - Franciele Marconato São Bernardo - Amanda Malaquias (TOP 15) Semifinalistas Ara

Patricia Garcia é a Miss Paraná 2017

A representante do município de Cambé - Patricia Garcia - é a Miss Paraná 2017. O concurso teve sua final ontem no Teatro Marista em Maringá e contou com a participação de 29 candidatas. O evento contou com a presença de Raissa Santana - Miss Paraná e Miss Brasil 2016. Boa sorte para a bela Patricia Garcia no Miss Brasil 2017! Patricia Garcia - Miss Paraná 2017 Raissa Santana - Miss Brasil 2016 e Patricia Garcia - Miss Paraná 2017 Resultado final*: Vencedora Cambé  - Patricia Garcia 2º. Lugar Cascavel  - Nicole Fávero 3º. Lugar Capanema  - Thais Jaguelski 4º. Lugar Maringá  - Bruna Nogueira 5º. Lugar Realeza  - Thaís Zucchi (TOP 08) Semifinalistas Curitiba  - Letícia Costa Piraquara  - Agta Raniele Toledo  - Geiciane Gonçalves (TOP 16) Semifinalistas Almirante Tamandaré  - Jéssica Piekas Apucarana  - Millene Midori Francisco Beltrão  - Amanda Albanez Londrina  - Camila Santos Medianeira  - Fernanda Scalabrin Pinhais  

Miss Terra completa 15 anos em 2015

Um dos principais concursos de beleza internacional irá completar 15 anos em 2015, o Miss Terra. Quando surgiu em 2000 parecia ser apenas mais um concurso no oriente (ele é filipino) e não chamou muito à atenção do público. Nas edições posteriores à atenção sobre o concurso aumentou e em 2004 com a vitória da brasileira Priscila Meirelles conquistou muito fãs no país. Desde então o concurso tem um lugar de destaque na mídia especializada e a cada edição mostra-se merecedor do posto de 4º principal concurso de beleza internacional. Algumas edições (como as de 2012 e 2013) não foram tão boas, pois foram realizadas ao ar livre, o que se mostrou meio complicado, principalmente quando ventava. Mas é impossível esquecer a edição de 2006, realizada nas nas escadarias de uma universidade. com músicas, roteiro e vencedora perfeitos (neste ano venceu a chilena Hil Hernadez). Este altos e baixos tiveram seu momento culminante com a denúncia de suborno feito pela franquia russa do concurs